<
>

Quem é Arne Slot, técnico holandês na mira do Liverpool para suceder Klopp

Arne Slot atualmente comanda o Feyenoord Getty Images

Holandês. 45 anos. Carreira discreta como jogador de futebol. Técnico há cinco anos. Essas são descrições que aparecem no currículo de Arne Slot, que deve suceder Jurgen Klopp no cargo de treinador do Liverpool. O profissional, atualmente no Feyenoord, deixou claro o desejo de assumir o desafio.

Klopp, que tem contrato até 2026, avisou desde o começo deste ano que sairia do clube ao fim da atual temporada. O espanhol Xabi Alonso, do Bayer Leverkusen, tinha surgido como principal candidato a substituí-lo, mas optou por ficar na Alemanha. O interesse no português Rúben Amorim, do Sporting, também esfriou. E, assim, o caminho ficou aberto para Arne Slot. Nesta sexta, a ESPN apurou que o Liverpool chegou a um acordo para contratá-lo.

O holandês, que no ano passado disse 'não' a Chelsea, Tottenham e Leeds United, acha que este é o momento para comandar os Reds. "Quero ir para o Liverpool. Estou confiante que isso vai acontecer", disse.

A possível contratação recebeu até mesmo a "bênção" de Klopp. "Gosto da forma como o time dele joga futebol. Todas as coisas que ouço sobre ele são de ser um cara legal. Não o conheço, mas algumas pessoas que o conhecem dizem que ele é legal. Eu gosto muito disso", afirmou. "É um bom treinador, um bom rapaz... Estou ansioso pelo clube. Se ele é a solução, se ele é o homem certo, estou mais do que feliz", completou.

O zagueiro e capitão Virgil van Dijk, compatriota de Slot, também já deu seu aval. "É um dos melhores treinadores holandeses do momento", cravou. "A maneira como ele joga e a filosofia que ele adota fazem com que ele tenha o que é necessário para ser técnico do Liverpool", complementou.

Os Reds enfrentam uma espécie de 'corrida' nos bastidores para conseguir a contratação. O técnico, não tão conhecido no meio do futebol, também despertou interesse em Bayern de Munique e Barcelona. Mas de onde vem tanta busca?

Cinco anos à beira dos gramados

Arne Slot assumiu o comando de uma equipe pela primeira vez em 2019, no AZ Alkmaar, da Holanda, onde antes trabalhou duas temporadas como auxiliar. Logo no primeiro trabalho como treinador principal, levou o time à segunda colocação do campeonato nacional, brigando pela liderança com o Ajax. Aquela temporada da Eredivisie foi cancelada por conta da pandemia de coronavírus e, portanto, não deu para projetar o que a equipe poderia conquistar.

O bom trabalho, porém, o credenciou a assumir o Feyenoord em 2021. Na primeira temporada, ficou na terceira colocação do Campeonato Holandês, conseguindo uma vaga para a Europa League. Mais do que isso: levou o time à final da primeira edição da Conference League. O título europeu escapou em derrota por 1 a 0 para a Roma.

Na temporada seguinte, veio a primeira taça. A equipe comandada por Slot somou 82 pontos na Eredivisie, com sete de vantagem para o PSV, segundo colocado, e foi campeã nacional, em uma campanha com 25 vitórias, sete empates e apenas duas derrotas em 34 jogos.

Na atual disputa, a três jogos para o fim, o Feyenoord já não tem chances de título, que ficou com o PSV, mas é o segundo colocado e deve conseguir vaga para as fases pré-eliminatórias da próxima Champions League.

Discreto como jogador

Antes de chegar ao topo dentre os treinadores do futebol holanês, Arne Slot foi um jogador comum. Meio-campista, destro e considerado lento, começou a carreira no início dos anos 90, no FC Zwolle. Ele nunca jogou fora da Holanda. Passou também por NAC Breda e Sparta Rotterdam. A carreira acabou em 2013, no time que o revelou.

No mesmo ano em que pendurou as chuteiras, recebeu a oportunidade de, ainda na equipe, ser treinador de juvenis. De lá, foi ser auxiliar técnico do SC Cambuur, último trabalho antes de chegar ao AZ Alkmaar.

Quanto o Liverpool deve desembolsar por Arne Slot

A negociação do Liverpool por um novo treinador é liderada pelo diretor Michael Edwards, o mesmo que trouxe Klopp, em 2015, do Borussia Dortmund.

Slot tem contrato com o Feyernoord até 2026. A ESPN apurou que a diretoria dos Reds vai ter que desembolsar uma alta multa para levar o comandante para a Inglaterra, uma vez que os holandeses esperavam receber ao menos US$ 11,25 milhões (R$ 57 milhões) para liberar o treinador.

O técnico acredita no trabalho para aperfeiçoar os hábitos e já elogiou Messi e Guardiola, descrevendo ambos como pessoas que "enriquecem" o futebol. Klopp também foi lembrado como quem preza um futebol bom e bem pensado.

O jornal inglês The Guardian, inclusive, vê semelhanças entre Slot e o técnico alemão. A publicação o destacou como alguém inteligente, que aposta no futebol ofensivo e pressão alta, com ambição e cercado de assistentes qualificados.