<
>

Guia do Draft da NFL: como funciona, onde assistir e quais as principais escolhas das franquias

Grandes estrelas do draft da NFL em 2024 Arte ESPN

Se a temporada da NFL terminou de maneira insana, com a vitória do Kansas City Chiefs para cima do San Francisco 49ers na prorrogação do Super Bowl LVII, por 25 a 22, chegou a hora da abertura oficial de um novo ano, com o draft.

A cerimônia, marcada para o Campus Martius Park e no Hart Plaza, em Detroit, se estende por três dias. A rodada 1 acontece na noite de quinta-feira (25), enquanto as 2 e 3 estão marcadas para sexta-feira (26) e as restantes, de 4 a 7, ocorrem no sábado (27). Ao todo, 257 jovens serão escolhidos pelas franquias do futebol americano.

Para você, fã de esporte, não perder nada do draft, o ESPN.com.br resume abaixo os principais pontos, como funciona a escolha e quem são os jovens que merecem olhar atento.

(Conteúdo patrocinado por C6, Ford e Vivo)

O que é o draft da NFL?

O evento consiste na "porta de entrada" da NFL para os jogadores que tiveram destaque na universidade e desejam ingressar no mundo profissional. Cada uma das 32 equipes possui 7 escolhas – as quais podem ser trocadas entre elas – e que se dividem em 7 rodadas.

Como funciona o draft?

A ordem de escolha é inversa à da classificação geral dos times no último ano. Ou seja, a pior colocada da temporada passada faz a escolha em primeiro lugar em cada uma das sete rodadas, e o time que foi campeão escolhe por último. As franquias também podem trocar suas escolhas, ou por jogadores já formados de outros times, ou então por prospectos de anos seguintes.

Em 2024, por exemplo, o Chicago Bears será dono da primeira escolha em 2024. Com 7 vitórias e 10 derrotas na última temporada, os Bears ficaram longe da pior campanha da liga, mas a equipe é dona da escolha de primeira rodada do Carolina Panthers, que teve apenas duas vitórias em 17 jogos.

Em março do ano passado, os Bears cederam a primeira escolha de 2023 para os Panthers em troca da escolha de primeiro round de Carolina em 2024, além de uma escolha de primeiro e outra de segundo round em 2023 (9ª e 61ª) e o wide receiver DJ Moore.

Onde assistir ao draft?

O draft da NFL será transmitido na quinta-feira (25), a partir de 21h (de Brasília), na ESPN 2. Na sexta-feira (26), a transmissão é a partir de 20h, na ESPN 3. O evento pode ser visto também no Star+.

Qual a ordem de escolhas?

Ainda existe a possibilidade dos times trocarem suas escolhas antes do draft, mas por enquanto a ordem da primeira rodada está assim:

  1. Chicago Bears (escolha de Carolina)

  2. Washington Commanders

  3. New England Patriots

  4. Arizona Cardinals

  5. Los Angeles Chargers

  6. New York Giants

  7. Tennessee Titans

  8. Atlanta Falcons

  9. Chicago Bears

  10. New York Jets

  11. Minnesota Vikings

  12. Denver Broncos

  13. Las Vegas Raiders

  14. New Orleans Saints

  15. Indianapolis Colts

  16. Seattle Seahawks

  17. Jacksonville Jaguars

  18. Cincinnati Bengals

  19. Los Angeles Rams

  20. Pittsburgh Steelers

  21. Miami Dolphins

  22. Philadelphia Eagles

  23. Minnesota Vikings (escolha de Cleveland via Houston)

  24. Dallas Cowboys

  25. Green Bay Packers

  26. Tampa Bay Buccaneers

  27. Arizona Cardinals (escolha de Houston)

  28. Buffalo Bills

  29. Detroit Lions

  30. Baltimore Ravens

  31. San Francisco 49ers

  32. Kansas City Chiefs

Quais os 10 melhores prospectos do draft?

1 - Caleb Williams (Quarterback - USC)

Nome mais cotado para ser a primeira escolha do draft, Williams é considerado um jogador pronto para atuar na NFL. Ele é descrito como alguém que consegue passar a bola com precisão e força, tem boa visão de jogo, é um bom líder para sua equipe e tem capacidades atléticas, além de ser ótimo em improvisações.

O final de sua última temporada universitária não foi das melhores, com seu time perdendo cinco dos últimos seis jogos, mas Williams está longe de ser o principal responsável por isso. Basta ver um pouco de seu jogo que verá que é o melhor quarterback desta classe. Ele teve 52 touchdowns no total, com apenas cinco interceptações, completando 66,6% de seus passes.

2 - Jayden Daniels (Quarterback - LSU)

Ao longo de duas temporadas na LSU, ele lançou 57 passes para touchdown, com apenas sete interceptações e somou 21 pontuações através de corridas. Ele completa 72,2% de seus passes, com média de 11,7 jardas por tentativa. Números espetaculares.

Daniels também se destaca ao enfrentar marcação dupla, impressionando pela maneira como consegue passar após receber contato. Mas é a sua melhoria como passador que o faz parecer um nome certo na primeira rodada do draft. Sim, ter Malik Nabers e Brian Thomas Jr. para lançar foi um grande benefício, mas eles também tiveram a sorte de ter um passador como Daniels.

3 - Marvin Harrison Jr. (Wide Receiver - Ohio State)

Filho de Marvin Harrison, atleta que atualmente está no Hall da Fama, Marvin Harrison Jr. tem tudo, desde tamanho excepcional, mãos "estelares", controle corporal incrível e velocidade incrível. Seu pai correu 40 jardas em 4,33 segundos antes do draft de 1996, mas tinha pouco menos de 1,80 m quando os Colts o contrataram no primeiro round. Seu filho é 10 centímetros mais alto e pode ter a mesma velocidade.

Entre 2022 e 2023, ele recebeu 144 passes, e pegou 77 passes para 2.474 jardas, com 29 touchdowns anotados.

4 - Rome Odunze (Wide Receiver - Washington)

Odunze fez quatro jogos consecutivos com ao menos 100 jardas recebidas no início da temporada de 2023 e tem uma tremenda combinação de tamanho e velocidade. Ele é grande e sabe como usar seu corpo para proteger os defensores. Desde 2020, ele fez 203 recepções para 3.113 jardas e 24 pontuações e consegue atuar tanto por dentro quanto por fora, podendo fazer com que os defensores errem após a recepção. Se tivesse entrado no draft de 2023, ele provavelmente teria sido uma escolha de segunda rodada, mas agora é plausível que esteja entre os cinco primeiros do draft.

5 - Malik Nabers (Wide Receiver - LSU)

Muito rápido e versátil, Nabers "explodiu" em 2023, conseguindo 89 recepções, para 1.569 jardas. Ele tem boas mãos e mostra resistência, conseguindo uma separação fácil nos cornerbacks.

6 - Drake Maye (Quarterback - North Carolina)

Maye teve uma temporada de estreia fantástica como titular em North Carolina, lançando para 4.321 jardas, com 38 touchdowns e consegue fazer todos os lances com facilidade, variando muito bem sua velocidade de passe para facilitar para seus recebedores, com excelentes arremessos verticais.

Depois de perder seus dois principais recebedores, Josh Downs e Antoine Green, que agora estão na NFL, ele conseguiu se manter bem, e completou 63,3% dos passes durante a temporada. Ele terminou o ano com 24 passes para touchdown.

7 - Brock Bowers (Tight End - Georgia)

Bowers fez a diferença instantânea para os Bulldogs em seu ano de calouro, em 2021, se mostrando um apanhador de passes avançado, que deve causar impacto instantâneo quando chegar à NFL.

Embora não seja grande, ele é um pesadelo para as defesas. Tem ótima coordenação olho-mão e habilidade de correr atrás da bola. Bowers teve 56 recepções, para 714 jardas, e seis touchdowns durante a temporada e nem mesmo uma cirurgia no tornozelo esquerdo em outubro o tira da lista dos melhores prospectos do draft.

8 - Joe Alt (Offensive Tackle - Notre Dame)

Alt foi titular em 33 jogos como left tackle e impressiona por sua técnica snap-to-snap, e raramente é pego de surpresa. Ele reflete bem na proteção de passe, ajustando-se facilmente aos movimentos secundários dos corredores. Ele faz um ótimo trabalho mantendo sua enorme estrutura entre o defensor e o zagueiro. Em sua carreira, ele permitiu apenas 16 pressões totais em mais de 1.000 snaps.

O pai de Alt, John, também foi um offensive tackle de primeiro round de draft, sendo selecionado pelos Chiefs na 21ª posição geral em 1984.

9 - Dallas Turner (Offensive Linebacker - Alabama)

Turner ficou um pouco "de lado" por ter como companheiro de equipe no universitário Will Anderson Jr., que se destacou tanto que já está na NFL, no Houston Texans. Ainda assim, ele é um excelente valor e mostra flashes de movimentos de passagem estelares e é bom em lançar blocos no jogo de corrida, tendo também características físicas para perseguir running backs. Ele teve 10 sacks para Alabama em 2023.

10 - Troy Fautanu (Guard - Washington)

Fautanu realmente impressionou em 2023, como left tackle, permitindo apenas dois sacks e 25 pressões, em 28 partidas. Ele é um jogador duro e intenso, mas joga sob controle e tem pés excelentes e mãos fortes. Se atuar como guard, pode maximizar seu conjunto de habilidades, mas é possível que acabe como tackle. E sua versatilidade é algo fundamental para que chegue ao próximo nível.

Quais foram as últimas 5 primeiras escolhas?

Ser a escolha número 1 do draft da NFL sempre é algo que coloca pressão nos atletas, que já chegam à liga sob muita expectativa e precisando mostrar resultados instantaneamente. Alguns deles simplesmente sucumbiram e não conseguiram render, mas ao menos os escolhidos nos últimos 5 anos, têm brilhado e já aparecem como grandes astros. Relembre:

2023 - Bryce Young (Quarterback - Carolina Panthers)

Foi justamente para conseguir Young que os Panthers fizeram trocas e conseguiram a primeira escolha do draft. E apesar da péssima campanha do time em seu primeiro ano como titular, com apenas duas vitórias, ele ainda é tratado como "um vencedor" dentro da equipe e considerado o nome ideal para conduzir uma reestruturação.

"Você olha para um cara, ele encontra uma maneira de vencer. Seu talento no braço é fenomenal. Ele faz ótimos arremessos profissionais em todo o campo, tanto no campo curto, intermediário quanto no fundo do campo. Mas ele é um vencedor, e isso é algo que você não pode quantificar de verdade o tempo todo, e estamos muito entusiasmados por tê-lo aqui. Estamos muito entusiasmados em ver seu progresso nesta entressafra ao lado de seus companheiros de equipe", disse Brad Idzik, coordenador ofensivo dos Panthers.

2022 - Travon Walker (Defensive End - Jacksonville Jaguars)

Com 1,95 m e 122 kg, Travon Walker tem a força como seu principal atributo atlético e fez uma temporada simplesmente histórica por Georgia Bulldogs para chegar à NFL, com 37 tackles e 6 sacks. Em seus dois primeiros anos de liga, mostra evolução, aumentando seus números de tackles e sacks.

2021 - Trevor Lawrence (Quarterback - Jacksonville Jaguars)

Apontado com um dos maiores talentos do futebol universitário nos últimos anos, Lawrence, conhecido como Sunshine, chegou à NFL como a grande esperança para reviver bons momentos no Jacksonville Jaguars. Líder de vitórias na história da Universidade de Clemson e campeão universitário em 2019, os Jaguars não titubearam em seleciona-lo como o número 1 do draft da NFL e aprecem não ter se arrependido. Em três anos com o QB, o time virou bem mais confiável. Em sua carreira, ele já tem 58 touchdowns lançados, com mais 39 interceptações.

2020 - Joe Burrow (Quarterback - Cincinnati Bengals)

Premiado com o Troféu Heisman e campeão com LSU em 2020, Burrow foi a grande aposta dos Bengals no draft de 2020. E foi uma escolha para lá de certeira. Depois de sofrer uma grave lesão em sua temporada de estreia, ele se recuperou e liderou o time no ano seguinte a grande campanha que os levou ao Super Bowl LVI, quando foram derrotados pelo Los Angeles Rams. A derrota teve gosto amargo, mas já é muito para uma franquia que não disputava o Super Bowl desde 1988 e não vencia um jogo de playoff desde 1990, a maior seca das quatro grandes ligas esportivas nos Estados Unidos.

2019 - Kyler Murray (Quarterback - Arizona Cardinals)

Murray tem tanto talento pro esporte, que no mesmo ano em que foi a primeira escolha do draft da NFL, ele também foi draftado pelo Oakland A's, da MLB. Apesar da possibilidade de seguir carreira no beisebol, ele optou pelo futebol americano. Logo na sua primeira temporada, foi eleito o jogador ofensivo do ano da liga, além de duas aparições consecutivas no Pro Bowl (2020-21) e levar os Cardinals aos playoffs pela primeira vez desde 2015. É considerado um dos mais talentosos QBs da nova geração, mas o excesso de lesões tem atrapalhado os seus planos.