<
>

Santos na Série B: de rivais por acesso a 'pedras' no caminho, o que esperar do campeonato

Giuliano deverá trocar a numeração da camisa na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro Raul Baretta/ Santos FC

O Santos inicia a caminhada rumo ao retorno à elite do Campeonato Brasileiro neste sábado (20), diante do Paysandu, na Vila Belmiro. Como a Série B é um terreno desconhecido para o torcedor, a ESPN fez um levantamento sobre o que o Peixe vai encontrar pela frente.

A perda do título paulista para o Palmeiras doeu, mas trouxe boas notícias para o torcedor santista. Foram inúmeras mudanças - dentro e fora de campo - desde o rebaixamento inédito para a Série B e a resposta foi a melhor possível.

A nova diretoria, liderada pelo presidente Marcelo Teixeira, apostou em Fabio Carille para comandar a reestruturação. Em campo, chegaram jogadores experientes, como o zagueiro Gil, O volante Diego Pituca, os meias Giuliano, Otero e Cazares, além do atacante Willian Bigode.

Pelo que foi apresentado neste início de temporada - 10 vitórias, 2 empates e 4 derrotas -, o Santos desponta como o favorito ao título da Série B e, consequentemente, ao acesso. Mas isso não quer dizer que os comandados de Fabio Carille vão encontrar um caminho sem obstáculos.

Vão brigar pelo acesso

AMÉRICA-MG

Rebaixado no Brasileirão do ano passado, o Coelho passou por uma profunda reformulação em seu elenco. O principal reforço para a 2024 foi o meia Moisés, que defendeu o Palmeiras e estava no futebol chinês desde 2019. Semifinalista do Campeonato Mineiro - perdeu para o campeão Atlético-MG -, o América foi eliminado precocemente na 1ª fase da Copa do Brasil para o Maringá-PR. São 6 vitórias, 3 empates e 2 derrotas neste ano.

CEARÁ-CE

Campeão invicto do Campeonato Cearense ao desbancar o rival Fortaleza na final, o Ceará tem caras conhecidas como o goleiro Fernando Miguel, ex-Vasco e Fortaleza, o lateral-esquerdo Rafael Ramos, ex-Corinthians, o meia Lucas Mugni, ex-Flamengo, e o atacante Aylon, ex-Internacional. São 8 vitórias, 2 empates e 2 derrotas em 2024.

GOIÁS-GO

As eliminações nas quartas de final do Campeonato Goiano e da Copa Verde causaram uma profunda reformulação no Goiás, que quer retornar à elite nacional depois de ser rebaixado no ano passado. A diretoria trouxe o técnico Márcio Zanardi, que fez bom trabalho no São Bernardo, e apostou em jogadores experientes como o meia Régis, ex-Corinthians e Palmeiras, e o atacante Thiago Galhardo, ex-Vasco, Internacional e Fortaleza. O Esmeraldino tem 9 vitórias, 6 empates e apenas 1 derrota em 2024.

NOVORIZONTINO-SP

Chegou até a semifinal do Paulistão depois de passar pelo São Paulo e jogou de igual para igual com o Palmeiras, o que rendeu elogios do técnico Abel Ferreira. Sob o comando de Eduardo Baptista, o Novorizontino tem em seu elenco o atacante Lucca, ex-Corinthians e Internacional. Em 2024, o Tigre tem 6 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Vale lembrar que a equipe bateu na trave no acesso à elite em 2023.

SPORT-PE

Talvez o grande adversário do Santos na luta pelo título da Série B. Com o argentino Mariano Soso no comando, o Sport tem um início de temporada empolgante: campeão pernambucano, semifinalista da Copa do Nordeste e classificado à 3ª fase da Copa do Brasil. Um dos jogadores mais regulares é o goleiro Caíque França, ex-Corinthians e Ponte Preta, mas o elenco tem jogadores acostumados com a Série A, como o volante Felipe, ex-Fortaleza, o meia Lucas Lima, ex-Palmeiras e Santos, e o atacante Romarinho, ex-Fortaleza. Em 2024, são 15 vitórias, 6 empates e 3 derrotas.

Vão endurecer os jogos

AVAÍ-SC

A eliminação na semifinal do Campeonato Catarinense para o Brusque fez a diretoria do Avaí ir ao mercado e reforçar o elenco comandado por Eduardo Barroca. Destaque para a dupla de ataque formada por William Potkker, ex-Internacional e Cruzeiro, e Gabriel Poveda, artilheiro da Série B do ano passado. Em 2024, são 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas.

CRB-AL

O início da temporada tem sido promissor. Sob comando de Daniel Paulista, o CRB foi campeão alagoano sobre o ASA e está na 3ª fase da Copa do Brasil. Os destaques do Galo são o meia Jorginho, ex-Atlético-GO e Sport, e o atacante Anselmo Ramón, ex-Cruzeiro. São 14 vitórias, 6 empates e 2 derrotas em 2024.

CORITIBA-PR

Rebaixado no ano passado, o Coritiba precisa superar a desconfiança dos torcedores para retornar à elite. As eliminações na semifinal do Paranaense, para o Maringá, e na primeira fase da Copa do Brasil, para o Águia de Marabá-PA, colocaram pressão em Guto Ferreira. O poderio ofensivo é forte, com o experiente Leandro Damião, ex-Internacional e Cruzeiro, e Alef Manga, liberado para atuar depois de ser suspenso pelo STJD por envolvimento no escândalo de apostas. O Coxa tem 8 vitórias, 4 empates e 4 derrotas em 2024.

GUARANI-SP

Longe da elite há 14 anos, o campeão brasileiro de 1978 não teve um bom início de temporada. Além de ser eliminado na fase de grupos do Paulistão, o Guarani correu risco de rebaixamento até a última rodada. Os resultados ruins fizeram a diretoria trocar Umberto Louzer por Claudinei Oliveira. Depois de perder Régis para o Goiás, o clube fechou com Luan Dias, ex-Santos e Água Santa, e aposta na volta por cima de Chay, ex-Botafogo. Em 2024, o Bugre tem 2 vitórias, 4 empates e 6 derrotas.

MIRASSOL-SP

A eliminação na fase de grupos do Paulistão não fez a diretoria do Mirassol reformular o grupo. Chegaram apenas reforços pontuais para o técnico Mozart, que tem o goleiro Alex Muralha, ex-Flamengo, como um dos líderes. Destaque para o centroavante Dellatorre, vice-artilheiro do Paulistão. São 3 vitórias, 5 empates e 4 derrotas em 2024.

PONTE PRETA-SP

A campanha no Paulistão animou o torcedor pontepretano, depois de ter sofrido até a última rodada da Série B do ano passado com a luta contra o rebaixamento. A Macaca caiu nas quartas de final do Estadual para o Palmeiras e se reforçou para fazer um Brasileiro sem sustos. O grande destaque do time de João Brigatti é o meia Elvis, ex-Goiás e Botafogo. Em 2024, a Ponte tem 4 vitórias, 5 empates e 4 derrotas.

VILA NOVA-GO

O início irregular fez a diretoria demitir Higo Magalhães e fechar com o experiente Márcio Fernandes. Com ele, o Vila Nova foi vice-campeão goiano e está na semifinal da Copa Verde. Titular absoluto, o volante Ralf, ex-Corinthians, é o jogador de linha que mais entrou em campo na temporada, mesmo aos 36 anos. O elenco ainda tem os experientes Apodi, Fernandão e Henrique Almeida. São 13 vitórias, 4 empates e 4 derrotas em 2024.

Não devem complicar

AMAZONAS-AM

Fundado em 2019, o Amazonas foi campeão da Série C do ano passado e aposta em um elenco experiente para debutar na Série B. As caras mais conhecidas são os atacantes Sassá, ex-Botafogo e Cruzeiro, e Jô, ex-Corinthians e Atlético-MG. Depois de perder a final do Amazonense para o Manaus, nos pênaltis, a diretoria fechou com Adilson Batista para o lugar de Luizinho Vieira. Em 2024, são 10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas.

BOTAFOGO-SP

Sob o comando do português Paulo Gomes, o Tricolor não passou da fase de grupos do Campeonato Paulista, mas está na 3ª fase da Copa do Brasil. Cara mais conhecida do elenco é o atacante Leandro Pereira, ex-Palmeiras, antes chamado de Leandro Banana. São 5 vitórias, 3 empates e 6 derrotas em 2024.

BRUSQUE-SC

Vem da Série C e surpreendeu ao chegar na final do Campeonato Catarinense, embora tenha ficado com o vice ao ser derrotado pelo Criciúma. O Bruscão também está na 3ª fase da Copa do Brasil, onde vai enfrentar o Atlético-GO. O destaque fica para a liderança do zagueiro Wallace, ex-Corinthians, Flamengo e Grêmio. Em 2024, foram 6 vitórias, 10 empates e 3 derrotas.

CHAPECOENSE-SC

A temporada não começou boa para a Chapecoense, que lutou contra o rebaixamento no Catarinense até a última rodada. Na reta final do Estadual, a diretoria trocou a comissão técnica e substituiu Claudinei Oliveira por Umberto Louzer. Para a Série B, o clube fechou com o experiente meia Giovanni Augusto, ex-Corinthians e Atlético-MG. Em 2024, são 3 vitórias, 2 empates e 6 derrotas.

ITUANO-SP

Rebaixado no Paulistão e eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil para o São Luiz-RS, o Ituano quer dar a volta por cima na Série B. Contratado para o lugar de Marcinho na reta final do Estadual, Alberto Valentim continua no cargo. O clube fez contratações modestas e tem o meia Jean Pyerre, ex-Grêmio, como principal nome do elenco. Em 2024, são 9 derrotas, 3 empates e apenas 1 vitória.

OPERÁRIO-PR

Uma das novidades da Série B depois de ter subido no ano passado, o Operário chegou até a semifinal do Campeonato Paranaense e está na 3ª fase da Copa do Brasil. Os medalhões do Fantasma são o volante Rodrigo Lindoso, ex-Botafogo e Internacional, e o atacante Marcelo Cirino, ex-Athletico-PR e Cruzeiro.

PAYSANDU-PA

De volta à Série B depois de seis anos, o Paysandu vem embalado pelo título paraense sobre o rival Remo. O técnico Hélio dos Anjos aposta em um elenco balanceado para atingir os objetivos dentro do campeonato. Destaque para o experiente meia Robinho, ex-Palmeiras, Cruzeiro e Coritiba. Em 21 jogos na temporada, o Papão teve 12 vitórias, 7 empates e 2 derrotas.