<
>

Climão? Gündogan é sincero à ESPN sobre bastidores no Barcelona após 'rusgas' com zagueiro expulso contra o PSG

Ilkay Guendogan antes de partida pelo Barcelona na Uefa Champions League Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Image

Clima ruim? Ilkay Gündogan garantiu à ESPN que o elenco do Barcelona está pensando agora apenas no sucesso contra o Real Madrid, no El Clásico do próximo domingo (21), deixando a polêmica envolvendo a Ronald Araújo no passado.

O meia não escondeu a frustração e criticou o cartão vermelho recebido pelo zagueiro na última terça-feira, quando o clube espanhol perdeu em casa por 4 a 1 e acabou eliminado pelo Paris Saint-Germain nas quartas de final da Champions League.

O uruguaio foi expulso aos 29 minutos do primeiro tempo, quando o Barcelona vencia o jogo por 1 a 0.

“O clima é bom”, disse Gündogan à ESPN. “O treino foi bom e terminamos agora. Estamos olhando para frente. Acho que é assim que equipes mais bem-sucedidas se desenvolvem e melhoram: se comunicando, com pessoas olhando nos olhos umas das outras e falando em benefício de cada um”.

“Mas também, no final das contas, o objetivo final é o benefício do clube. Estamos todos aqui para tornar o clube melhor, colocar o clube na melhor situação possível e para ter sucesso. E desde o meu primeiro dia aqui, todos estão alinhados com isso. Claro, às vezes há situações em que é preciso esclarecer as coisas, mas a intenção de cada pessoa neste clube é muito genuína para o sucesso desta instituição incrível”.

A derrota no meio da semana para o PSG significa que LALIGA é agora a única esperança do Barça de conquistar um título nesta temporada.

A sete jogos do fim, o time está oito pontos atrás do líder Real Madrid e qualquer coisa que não seja uma vitória no Santiago Bernabéu provavelmente acabará com a esperança de título.

Gündogan, que chegou sem custos de transferência após deixar o Manchester City na última temporada, alcançou o recorde de sua carreira com 11 assistências e, apesar da possibilidade de uma campanha sem troféus, acredita que o Barça vai tirar muito proveito deste ano.

“Me sinto muito bem na equipe, mas também sinto que posso fazer ainda melhor. Também podemos fazer melhor como um time. Sinto que temos enfrentado muitas dificuldades, obviamente perdendo muitos jogadores devido a lesões, o que altera o equilíbrio da equipe”.

“Mas acho que todos fizeram um grande trabalho até agora para [permanecer] tanto tempo em uma competição difícil como a Champions League, para ficar em segundo [em LALIGA] e ainda tentar competir até o fim. Para ser sincero, se trata sempre de superar dificuldades e é assim que você cresce”.

“Se você não faz esse tipo de experiência, se não enfrenta as dificuldades na carreira ou ao longo da temporada, então não há muito potencial para evoluir. Obviamente ainda temos a temporada para terminar e o objetivo agora é conseguir o máximo de pontos possível para ver como a temporada vai chegar no final”.

“Mesmo que seja muito frustrante ser eliminado [da Europa] desta forma, ainda acredito que isto pode ser um grande impulso e um grande aprendizado para a próxima temporada. Joguei mais de 10, 11 ou 12 edições da Champions na minha carreira e só ganhei uma vez. E tive muitas dificuldades ao longo dessas campanhas, tantas derrotas com as minhas equipes”.

“Derrotas fazem parte do jogo. A coisa a se fazer é aprender com elas e usar como motivação para fazer melhor na próxima vez. O próximo grande desafio e oportunidade está ao virar da esquina, no domingo”.

O Barcelona perdeu o primeiro El Clásico desta temporada por 2 a 1, em outubro, depois que Gündogan abriu o placar. Também foram derrotados pelo Real Madrid na final da Supercopa de Espanha, em janeiro.

No entanto, Gündogan sente que a equipe, que estava invicta há 13 jogos antes de perder para o PSG, cresceu ao longo da temporada.

“Acho que evoluímos”, disse ele. “Se olhar para os últimos meses, a forma como jogamos, a forma como obtivemos resultados. Nem sempre [foi] em circunstâncias fáceis, mas a forma como superamos essas dificuldades como equipe, fizemos não apenas um passo à frente”.

“É hora de manter a calma, focar em nossas habilidades, focar nos pontos fortes da equipe e confiar uns nos outros e seguir em frente da mesma forma que temos feito com as últimas semanas”.

Onde assistir a El Clásico entre Real Madrid e Barcelona?

Real Madrid x Barcelona, neste domingo (21), às 16h (de Brasília), por LALIGA, tem transmissão EXCLUSIVA para assinantes Star+.