<
>

Playoffs da NBA: times, jogos e tudo que você precisa saber sobre a briga pelo título

O momento mais aguardado chegou, fã do esporte!

Após meses de temporada regular, a NBA finalmente vai entrar em seu clímax. Na tarde deste sábado (20), começam os playoffs e os 16 times restantes duelam em séries melhor de sete jogos em busca do tão sonhado anel de campeão. E, claro, a melhor cobertura da pós-temporada da maior liga de basquete do mundo você só acompanha pela ESPN no Star+.

Conteúdo patrocinado por Ford, Sadia, Vivo, Hellmann's e Nomad

Assim, para você ficar pode dentro de TUDO que vai rolar nestes playoffs da NBA, o ESPN.com.br preparou um guia mais do que especial com a análise de todos os confrontos desta primeira rodada, além dos palpites e da agenda de partidas.

Boston Celtics x Miami Heat

O reencontro! Depois de fazerem a final da Conferência Leste na última temporada, que terminou com vitória do Miami Heat em sete jogos, Boston e Miami se reencontram na primeira rodada deste ano. Os Celtics entram com espírito de vingança e, também, com a melhor campanha da NBA na temporada regular - com sobras! Tatum e companhia precisam se provar de vez e espantar o fantasma Miami Heat seria um excelente começo.

Já o Miami Heat, que na última temporada também foi o 8º colocado e terminou nas Finais, terá que superar um provável desfalque de Jimmy Butler. A principal estrela do Heat uma lesão no ligamento colateral do joelho direito no primeiro jogo do play-in e deve ficar de fora "por várias semanas", o que deve lhe deixar ausente de provavelmente toda a série.

  • Fator decisivo dos Celtics: Jayson Tatum

Melhor jogador dos Celtics nos últimos anos, Tatum entra nestes playoffs bastante pressionado. Depois de perder as Finais de 2022 e ser eliminado nas finais de conferência no ano passado, o camisa 0 precisa provar que é um dos grandes nomes da liga e levar os Celtics a uma nova corrida longa na pós-temporada.

  • Fator decisivo do Heat: Bam Adebayo

Sem Jimmy Butler, Bam Adebayo terá que aparecer ainda mais que o normal e ser a grande estrela da equipe para que o Heat possa sonhar com uma improvável classificação. Além disso, Tyler Herro e outros coadjuvantes terão que subir o nível.

  • Palpite do Guilherme Giovannoni: Boston Celtics em 4 jogos

Agenda de jogos:

  1. Boston Celtics (1º) x Miami Heat (8º) - Domingo (21/4), às 14h (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  2. Boston Celtics (1º) x Miami Heat (8º) - Quarta-feira (24/4), às 20h (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  3. Miami Heat (8º) x Boston Celtics (1º) - Sábado (27/4), às 19h (de Brasília)

  4. Miami Heat (8º) x Boston Celtics (1º) - Segunda-feira (29/4), horário a confirmar

  5. Boston Celtics (1º) x Miami Heat (8º) - Se necessário - Quarta-feira (1/5), horário a confirmar

  6. Miami Heat (8º) x Boston Celtics (1º) - Se necessário - Sexta-feira (3/5), horário a confirmar

  7. Boston Celtics (1º) x Miami Heat (8º) - Se necessário - Domingo (5/5), horário a confirmar


New York Knicks x Philadelphia 76ers

O tradicional New York Knicks parece finalmente ter encontrado seu equilíbrio. Mesmo perdendo Julius Randle, uma de suas principais estrelas, por lesão, Tom Thibodeau conseguiu manter um time ‘casca grossa’ na reta final da temporada regular. Assim, com Jalen Brunson reassumindo o papel de protagonista, a torcida está cada vez mais empolgada e confiante neste ano.

Já os 76ers tinham tudo para não estar nesta situação. Com Joel Embiid, o MVP de 2023, fazendo um excelente início de temporada, a equipe parecia que ia brigar em cima. Porém, a lesão do pivô acabou afetando, e muito, o time, que foi se desmantelando na temporada. Com o camisa 21 de volta para os playoffs, a expectativa é que Philadelphia consiga voltar ao eixo e brigar pelo sonhado anel de campeão.

  • Fator decisivo dos Knicks: Jalen Brunson

Após dividir os holofotes com Randle e se destacar durante toda a temporada, Brunson está pronto para brilhar no grande palco da NBA? O armador fez um ano de MVP, mas agora terá o fardo de carregar o time nos playoffs, que é sempre diferente. Se ele mantiver as médias que teve (28,7 pontos e 6,7 assistências), os Knicks podem seguir adiante na pós-temporada.

  • Fator decisivo dos 76ers: Joel Embiid

Após oito semanas fora por uma lesão no menisco do joelho esquerdo, Joel Embiid vai ser o maior trunfo e dúvida dos 76ers na série. Se o pivô conseguir repetir as atuações que teve no começo da temporada, a equipe pode derrotar qualquer adversário. Contudo, se ele ainda estiver fora da forma ideal, a franquia estará perto de um novo fracasso nos playoffs.

  • Palpite do Guilherme Giovannoni: 76ers em 6 jogos

Agenda de jogos:

  1. New York Knicks (2º) x Philadelphia 76ers (7º) - Sábado (20/4), às 19h (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  2. New York Knicks (2º) x Philadelphia 76ers (7º) - Segunda-feira (22/4), às 20h30 (de Brasília)

  3. Philadelphia 76ers (7º) x New York Knicks (2º) - Quinta-feira (25/4), às 20h30 (de Brasília)

  4. Philadelphia 76ers (7º) x New York Knicks (2º) - Domingo (28/4), às 14h (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  5. New York Knicks (2º) x Philadelphia 76ers (7º) - Se necessário - Terça-feira (30/4), horário a confirmar

  6. Philadelphia 76ers (7º) x New York Knicks (2º) - Se necessário - Quinta-feira (2/5), horário a confirmar

  7. New York Knicks (2º) x Philadelphia 76ers (7º) - Se necessário - Sábado (4/5), horário a confirmar


Milwaukee Bucks x Indiana Pacers

Desde que findaram o jejum de 50 anos sem título, em 2021, os Bucks tentam se reinventar para pavimentar o caminho de volta ao topo da liga. A chegada de Damian Lillard devolveu o ânimo aos torcedores. Mesmo assim, a reta final da temporada regular ainda preocupa. Não bastassem as sete derrotas nos últimos dez jogos, a equipe ainda perdeu a vice-liderança do Leste para o New York Knicks.

De vice-campeão do In-Season Tournament ao 6º lugar do Leste. Com 47 vitórias e 35 derrotas, os Pacers estão de volta aos playoffs, algo que não acontece desde a temporada 2019/2020. O retrospecto recente também empolga. São sete vitórias nas últimas dez partidas, desempenho inversamente proporcional aos Bucks e suficiente para deixar Philadelphia 76ers e Miami Heat para trás na corrida pela última vaga direta.

  • Fator decisivo dos Bucks: Giannis Antetokounmpo

Há três jogos sem jogar desde que sofreu uma lesão no tendão de Aquiles, Giannis Antetokounmpo segue como a principal esperança de Milwaukee. Com médias de 30,4 pontos, 11,5 rebotes e 6,5 assistências, o astro detém a segunda maior pontuação da liga. Com retorno previsto para o Jogo 2, o grego ainda não está descartado para o primeiro duelo da série.

  • Fator decisivo dos Pacers: Tyrese Haliburton

O maior garçom da liga. Com médias de 21,1 pontos, 3,9 rebotes e 10,9 assistências, Haliburton distribuiu nada menos que 752 passes decisivos ao longo da temporada regular. Líder no quesito, ele é o arco e a flecha no sonho por um caminho ainda mais longo do que aquele conquistado há quatro anos, quando caíram na primeira rodada dos playoffs.

  • Palpite do Guilherme Giovannoni: Pacers em 6 jogos

Agenda de jogos:

  1. Milwaukee Bucks (3º) x Indiana Pacers (6º) - Domingo (21/4), às 20h (de Brasília)

  2. Milwaukee Bucks (3º) x Indiana Pacers (6º) - Terça-feira (23/4), às 21h30 (de Brasília)

  3. Indiana Pacers (6º) x Milwaukee Bucks (3º) - Sexta-feira (26/4), às 18h30 (de Brasília)

  4. Indiana Pacers (6º) x Milwaukee Bucks (3º) - Domingo (28/4), às 20h (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  5. Milwaukee Bucks (3º) x Indiana Pacers (6º) - Se necessário - Terça-feira (30/4), horário a confirmar

  6. Indiana Pacers (6º) x Milwaukee Bucks (3º) - Se necessário - Quinta-feira (2/5), horário a confirmar

  7. Milwaukee Bucks (3º) x Indiana Pacers (6º) - Se necessário - Sábado (4/5), horário a confirmar


Cleveland Cavaliers x Orlando Magic

Apesar de não chegar aos playoffs em seu melhor momento, o Cleveland Cavaliers apresenta uma solidez que pode ser o diferencial neste momento da temporada. Com um garrafão poderoso na defesa e no ataque, os Cavs acreditam no brilho de Donovan Mitchell para vencer a primeira série na pós-temporada desde a saída de LeBron James da equipe.

Por outro lado, o Orlando Magic também é um time que passou segurança durante a temporada regular. Com uma sólida defesa e um ataque focado na dupla Paolo Banchero e Franz Wagner, Jamahl Mosley conseguiu armar uma equipe competitiva, que promete chegar cada vez mais forte nos playoffs.

  • Fator decisivo dos Cavaliers: Donovan Mitchell

O sucesso ou não dos Cavs nos playoffs vai passar muito pela condição física de Mitchell. O jogador vem sofrendo com lesões no joelho esquerdo, perdendo 15 dos últimos 21 jogos. Com mais experiência nos playoffs, o astro é quem pode fazer a balança pesar para o Cleveland.

  • Fator decisivo do Magic: Paolo Banchero

O jovem de 21 anos está apenas em sua segunda temporada na liga, mas já é um dos jogadores mais dominantes no garrafão. Agora, Banchero terá que se provar. Enfrentando Jarrett Allen e Evan Mobley, o astro do Magic vai ter que mostrar que está em outro nível para poder se sobressair e conduzir a franquia de Orlando para a vitória.

  • Palpite do Guilherme Giovannoni: Cavaliers em 7 jogos

Agenda de jogos:

  1. Cleveland Cavaliers (4º) x Orlando Magic (5º) - Sábado (20/4), às 14h (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  2. Cleveland Cavaliers (4º) x Orlando Magic (5º) - Segunda-feira (22/4), às 20h (de Brasília)

  3. Orlando Magic (5º) x Cleveland Cavaliers (4º) - Quinta-feira (25/4), às 20h (de Brasília)

  4. Orlando Magic (5º) x Cleveland Cavaliers (4º) - Sábado (27/4), às 14h (de Brasília)

  5. Cleveland Cavaliers (4º) x Orlando Magic (5º) - Se necessário - Terça-feira (30/4), horário a confirmar

  6. Orlando Magic (5º) x Cleveland Cavaliers (4º) - Se necessário - Sexta-feira (3/5), horário a confirmar

  7. Cleveland Cavaliers (4º) x Orlando Magic (5º) - Se necessário - Domingo (5/5), horário a confirmar


Oklahoma City Thunder x New Orleans Pelicans

Time mais jovem da história a terminar com a primeira colocação de uma conferência, o Oklahoma City Thunder é um dos grandes focos do disputado Oeste. Na primeira rodada, o desafio de Shai Gilgeous-Alexander e companhia será derrubar os Pelicans, que cresceram muito na reta final da temporada e chegaram aos playoffs depois do play-in.

Para New Orleans, porém, o problema está na saúde de sua principal estrela. Zion Williamson se machucou no primeiro jogo do play-in contra os Lakers e só será reavaliado em duas semanas. Ou seja, perderá os quatro primeiros jogos, no mínimo.

  • Fator decisivo do Thunder: Shai Gilgeous-Alexander

Em um ano com diversas temporadas individuais históricas, Shai nunca saiu da discussão de MVP. O armador teve médias impressionantes de mais de 30 pontos por jogo e foi o comandante de uma jovem e surpreendente equipe que terminou com a melhor campanha da conferência mais disputada da liga. Agora, chegou a hora de mostrar que é uma estrela nos playoffs.

  • Fator decisivo dos Pelicans: Brandon Ingram

Com Zion de fora dos quatro primeiros jogos - e possivelmente da série toda -, os Pelicans dependerão de Brandon Ingram para poderem sonhar. Segunda escolha do draft de 2016, o ala teve atuação impressionante contra o Sacramento Kings no jogo que deu a vaga para New Orleans e precisará colocar a bola debaixo do braço pra que os Pelicans sobrevivam até um possível retorno de Zion.

  • Palpite do Guilherme Giovannoni: Thunder em 5 jogos

Agenda de jogos:

  1. Oklahoma City Thunder (1º) x New Orleans Pelicans (8º) - Domingo (21/4), às 22h30 (de Brasília)

  2. Oklahoma City Thunder (1º) x New Orleans Pelicans (8º) - Quarta-feira (24/4), às 22h30 (de Brasília)

  3. New Orleans Pelicans (8º) x Oklahoma City Thunder (1º) - Sábado (27/4), às 16h30 (de Brasília)

  4. New Orleans Pelicans (8º) x Oklahoma City Thunder (1º) - Segunda-feira (29/4), horário a confirmar

  5. Oklahoma City Thunder (1º) x New Orleans Pelicans (8º) - Se necessário - Quarta-feira (1/5), horário a confirmar

  6. New Orleans Pelicans (8º) x Oklahoma City Thunder (1º) - Se necessário - Sexta-feira (3/5), horário a confirmar

  7. Oklahoma City Thunder (1º) x New Orleans Pelicans (8º) - Se necessário - Domingo (5/5), horário a confirmar


Denver Nuggets x Los Angeles Lakers

Atual campeão, o Denver Nuggets é o time a ser batido na NBA. Com Nikola Jokic em mais uma temporada de nível de MVP, a equipe vem muito forte para defender o título e conquistar o bicampeonato. Além de Jokic, os Nuggets contam com Murray, Gordon e um elenco muito sólido.

Já o Los Angeles Lakers tem como armas LeBron James e Anthony Davis. A dupla é a grande esperança da torcida angelina para que a equipe derrube os atuais campeões. Além disso, Austin Reaves será uma arma importante e a defesa contra Jokic e Murray vai ter que funcionar com perfeição.

  • Fator decisivo dos Nuggets: Nikola Jokic

Atual MVP (jogador mais valioso) das Finais e duas vezes MVP da temporada regular, o pivô sérvio é o melhor jogador do planeta atualmente e o homem a ser parado nos playoffs.

  • Fator decisivo dos Lakers: LeBron James

Anthony Davis também será fundamental, mas é impossível que LeBron não seja um fator decisivo de uma equipe enquanto ainda é um dos melhores jogadores da liga aos 39 anos e em sua 21ª temporada.

  • Palpite do Guilherme Giovannoni: Nuggets em 6 jogos

Agenda de jogos:

  1. Denver Nuggets (2º) x Los Angeles Lakers (7º) - Sábado (20/4), às 21h30 (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  2. Denver Nuggets (2º) x Los Angeles Lakers (7º) - Segunda-feira (22/4), às 23h (de Brasília)

  3. Los Angeles Lakers (7º) x Denver Nuggets (2º) - Quinta-feira (25/4), às 23h30 (de Brasília)

  4. Los Angeles Lakers (7º) x Denver Nuggets (2º) - Sábado (27/4), às 21h30 (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  5. Denver Nuggets (2º) x Los Angeles Lakers (7º) - Se necessário - Segunda-feira (29/4), horário a confirmar

  6. Los Angeles Lakers (7º) x Denver Nuggets (2º) - Se necessário - Quinta-feira (2/5), horário a confirmar

  7. Denver Nuggets (2º) x Los Angeles Lakers (7º) - Se necessário - Sábado (4/5), horário a confirmar


Minnesota Timberwolves x Phoenix Suns

Após fazer sua melhor temporada dos últimos 20 anos, e uma das melhores de sua história, o Minnesota Timberwolves agora tem a missão de se provar nos playoffs. Com a volta de Karl-Anthony Towns, a equipe terá pela primeira vez em anos um time saudável para a pós-temporada. Além da forte defesa comandada por Rudy Gobert, os Wolves vão confiar no brilho de Anthony Edwards, que fez sua melhor temporada da carreira.

O adversário da franquia Minneapolis será o Phoenix Suns. Após muito alarde antes do início da temporada com Bradley Beal se juntando a Kevin Durant e Devin Booker, a equipe demorou para encontrar o ritmo e engrenar. Contudo, nos últimos 10 jogos, os Suns venceram sete, incluindo dois contra os Wolves. Apesar de não ter um banco com muita profundidade, o trio de estrelas vem se mostrando cada vez mais entrosado e crescendo no momento mais importante da temporada.

  • Fator decisivo dos Wolves: Karl-Anthony Towns

A condição física de Towns vai ser o diferencial para o Minnesota. Com o pivô saudável, o time fica com todas as armas disponíveis para conseguir vencer a série. Caso contrário, jogando longe dos 100%, ele pode acabar virando presa fácil na defesa.

  • Fator decisivo dos Suns: Greyson Allen

Além do óbvio das grandes estrelas, o grande destaque do Phoenix até aqui foi a temporada de Greyson Allen. O jogador vive sua melhor temporada da NBA, acertando 46,1% dos arremessos de três pontos (o melhor número da liga), e pode ser o algo a mais da franquia nos playoffs.

  • Palpite do Guilherme Giovannoni: Suns em 6 jogos

Agenda de jogos:

  1. Minnesota Timberwolves (3º) x Phoenix Suns (6º) - Sábado (20/4), às 16h30 (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  2. Minnesota Timberwolves (3º) x Phoenix Suns (6º) - Terça-feira (23/4), às 20h30 (de Brasília)

  3. Phoenix Suns (6º) x Minnesota Timberwolves (3º) - Sexta-feira (26/4), às 23h30 (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  4. Phoenix Suns (6º) x Minnesota Timberwolves (3º) - Domingo (28/4), às 22h30 (de Brasília)

  5. Minnesota Timberwolves (3º) x Phoenix Suns (6º) - Se necessário - Terça-feira (30/4), horário a confirmar

  6. Phoenix Suns (6º) x Minnesota Timberwolves (3º) - Se necessário - Quinta-feira (2/5), horário a confirmar

  7. Minnesota Timberwolves (3º) x Phoenix Suns (6º) - Se necessário - Sábado (4/5), horário a confirmar


Los Angeles Clippers x Dallas Mavericks

Este será o terceiro encontro de Clippers e Mavericks nos últimos cinco anos nos playoffs. Nos dois anteriores, melhor para a equipe californiana, que venceu em séries de seis e sete partidas, respectivamente. Depois de completar 51 vitórias pela primeira vez desde a temporada 2016-17, resta saber se a franquia de LA manterá a escrita para voltar a sorrir ao final do confronto.

Após ficar fora dos playoffs na última temporada, os Mavericks retomam o posto em busca do protagonismo no Oeste. Com a dupla Kyrie Irving e Luka Doncic em sintonia, a equipe trilhou a quinta melhor campanha da conferência, com uma vitória a menos do que os Clippers. Credenciais que fortalecem o caminho de Dallas para reescrever a história recente na pós-temporada.

  • Fator decisivo dos Clippers: Kawhi Leonard

Há quem diga que o sucesso de LA passa pela saúde de Kawhi Leonard. Não é para menos. Com médias de 23,7 pontos, 6,1 rebotes e 3,6 assistências, o ala-pivô lidera os Clippers na temporada. Ainda tido como questionável para o Jogo 1 após uma lesão no joelho, o astro tem retorno quase certo para a segunda partida da série.

  • Fator decisivo dos Mavericks: Luka Doncic

Ser cotado para o prêmio de MVP da temporada regular é um sinal de que o recado foi dado em Dallas. Com um desempenho exuberante, Doncic emplacou médias de 33,9 pontos, 9,2 rebotes e 9,8 assistências por partida, com a maior pontuação da liga. Ainda assim, o astro é questionável para o Jogo 1 após um problema no tornozelo.

  • Palpite do Guilherme Giovannoni: Clippers em 7 jogos

Agenda de jogos:

  1. Los Angeles Clippers (4º) x Dallas Mavericks (5º) - Domingo (21/4), às 16h30 (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  2. Los Angeles Clippers (4º) x Dallas Mavericks (5º) - Terça-feira (23/4), às 23h (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  3. Dallas Mavericks (5º) x Los Angeles Clippers (4º) - Sexta-feira (26/4), às 21h (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  4. Dallas Mavericks (5º) x Los Angeles Clippers (4º) - Domingo (28/4), às 16h30 (de Brasília) - Com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

  5. Los Angeles Clippers (4º) x Dallas Mavericks (5º) - Se necessário - Quarta-feira (1/5), horário a confirmar

  6. Dallas Mavericks (5º) x Los Angeles Clippers (4º) - Se necessário - Sexta-feira (3/5), horário a confirmar

  7. Los Angeles Clippers (4º) x Dallas Mavericks (5º) - Se necessário - Domingo (5/5), horário a confirmar