<
>

O que São Paulo precisa para se classificar na Libertadores, e por que fechar rodada na liderança não é o melhor cenário

play
Chute de James Rodríguez e força de Pablo Maia: Calleri monta o 'jogador perfeito' do São Paulo (0:43)

Veja a CONMEBOL Libertadores pela ESPN no Star+ (0:43)

O São Paulo pode garantir vaga antecipada às oitavas de final da CONMEBOL Libertadores já nesta quarta-feira (08), ao fim da quarta rodada da fase de grupos. O Tricolor precisa, porém, de uma combinação de resultados. E fechar o dia na liderança não é o melhor cenário.

A equipe paulista vai encarar o Cobresal, no Chile, às 21h30 (de Brasília). Mais cedo, às 19h, será o outro confronto do grupo B: Talleres, da Argentina, contra Barcelona, do Equador.

O time comandado por Luis Zubeldía entrará em campo, portanto, já sabendo se a vaga pode vir nesta noite. Para isso, os equatorianos precisam perder para os argentinos. Com essa combinação, bastará uma vitória são-paulina para a classificação estar garantida.

O São Paulo chegaria a nove pontos e o Talleres iria a dez -- ambos se classificariam. Mesmo em segundo, o Tricolor não poderia ser alcançado por Barcelona nem Cobresal. As últimas duas rodadas serviriam apenas para brigar pela liderança.

Como está a classificação antes da quarta rodada

1º - Talleres - 7 pontos
2º - São Paulo - 6 pontos
3º - Barcelona-EQU - 2 pontos
4º - Cobresal - 1 ponto

Por que fechar a rodada na liderança não seria o cenário ideal?

Há dois cenários em que o São Paulo não se classifica nesta quarta mesmo vencendo a partida contra o Cobresal, e em ambos o time terminaria a rodada atual na liderança.

Se Talleres e Barcelona-EQU empatarem, o time argentino vai a oito pontos; o equatoriano, a três. O Tricolor ficaria isolado na primeira colocação, com nove.

Mesmo assim, ainda poderia ser ultrapassado pelo Talleres, que teria margem para chegar a 14 no total, e igualado em número de pontos pelo Barcelona-EQU. O desempate, nesse caso, seria pelo saldo de gols.

Caso os equatorianos vençam os argentinos, o cenário é ainda pior. O time são-paulino continuaria isolado na liderança, com nove pontos, mas poderia ser ultrapassado nas últimas rodadas pelo dois times: o Talleres manteria os sete pontos nesta quarta e poderia chegar a 13 no total, e o Barcelona-EQU iria a cinco e poderia chegar a 11.

Próximas rodadas do grupo B

5ª RODADA

  • Talleres x Cobresal - 14/05, às 19h (de Brasília)

  • São Paulo x Barcelona-EQU - 16/05, às 21h (de Brasília)

6ª RODADA

  • São Paulo x Talleres - 29/05, às 21h30 (de Brasília)

  • Barcelona-EQU x Cobresal - 29/05, às 21h30 (de Brasília)