<
>

À ESPN, Ten Hag explica temporada abaixo de Casemiro e Antony no United e diz por que técnicos fracassaram no clube pós-Ferguson

Nesta segunda-feira (6), o Manchester United visita o Crystal Palace, às 16h (de Brasília), pelo fechamento da 36ª rodada da Premier League. A partida tem transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Antes da partida, o treinador dos Red Devils, Erik ten Hag, concedeu entrevista exclusiva à ESPN e analisou o desempenho dos dois brasileiros de seu elenco: o volante Casemiro e o meia-atacante Antony.

Ambos chegaram a Old Trafford cercados de expectativa, até pelos valores pagos: Casemiro custou 70 milhões de libras, enquanto Antony foi ainda mais caro, saindo por quase 87 milhões de libras.

Desde que chegaram, eles tiveram alguns momentos de brilho, mas ficaram longe de lembrar os mesmos atletas que se destacaram com as camisas de Real Madrid e Ajax.

Questionado sobre a queda de desempenho do volante em relação à temporada passada, quando ele foi o herói da conquista da Copa da Liga e um dos principais destaques do plantel, Ten Hag explicou os motivos.

Segundo o holandês, a grave lesão sofrida pelo veterano em novembro do ano passado, que o tirou dos gramados por longo período, foi extremamente prejudicial para Casemiro.

"Ele chegou na temporada passada e teve um impacto grande no nosso jogo. Fez uma grande temporada. Nessa temporada, ele perdeu dois meses e meio, o time não tem desempenhado tão bem, especialmente nossa linha defensiva, o que dificulta a situação de um volante como ele", analisou o comandante.

"Isso fez com que a temporada de Casemiro ficasse mais difícil. Mas você vê que ele é um líder, está sempre lá dando confiança ao time, pedindo a bola, arriscando passes, então continua importante", acrescentou.

Antony, por sua vez, ficou longe da expectativa criada quando chegou da Holanda a "peso de ouro". Contribuindo pouco com gols e assistências, ele viveu longos jejuns e chegou até a ficar fora do banco de reservas em algumas oportunidades.

De acordo com Ten Hag, porém, o brasileiro vem melhorando nas últimas semanas, tendo conseguido contribuir com algumas bolas na rede e passes para os colegas marcarem.

"Ultimamente ele tem progredido. Marcou no sábado (contra o Burnley, pela 35ª rodada), deu duas assistências contra o Chelsea... A primeira parte da temporada não foi do nível que ele pode jogar, mas tem melhorado nos últimos meses", argumentou.

"Dá para ver o potencial, o jogador que ele pode ser. Só depende dele. Tem que trabalhar com muito esforço nos treinos, fora do clube também, na academia, para chegar à melhor versão dele", complementou.

Para o duelo desta segunda, contra o Crystal Palace, Casemiro e Antony estão disponíveis para a partida. Há chance de ambos serem titulares em Selhurst Park.

A dificuldade do "pós-Ferguson"

Após uma boa temporada de estreia, Ten Hag vive um 2º ano decepcionante no Manchester United, tendo enorme chance de ficar fora da próxima Champions League - o único ponto positivo de 2023/24 é a chegada à final da FA Cup.

Justamente por isso, o holandês viu seu nome ser colocado na "corda bamba" diversas vezes nos últimos meses. Sobram especulações sobre possíveis técnicos para assumirem o cargo na próxima temporada, com o alemão Thomas Tuchel ocupando a primeira posição da "fila".

Perguntado sobre as grandes dificuldades de treinar um "gigante adormecido", Ten Hag mandou uma "indireta" para a diretoria e ressaltou que os treinadores que comandaram os "Diabos Vermelhos" não tiveram seus pedidos de contratações atendidos pela alta cúpula do clube.

"Acho que, com exceção ao (José) Mourinho, os técnicos não tiveram os jogadores que quiseram. Se você dirige o Manchester United, precisa de jogadores incríveis", salientou.

"E também é preciso ter paciência com o processo. Nós temos 24 jogadores de grande potencial e é preciso desenvolvê-los individualmente e como um time. Estou confiante que vamos atingir nossos objetivos", acrescentou.

"Mas a Premier League é uma competição dura. Não é uma corrida de dois cavalos, há sete ou oito postulantes ao título, com um grande elenco. Se você quer brigar pelo título, tem que construir um elenco forte", complementou.

Onde assistir a Crystal Palace x Manchester United, pela Premier League?

Crystal Palace x Manchester United, nesta segunda-feira (6), às 16h (de Brasília), pela Premier League, tem transmissão pela ESPN no Star+.