<
>

Bolívar e Grupo City: os mitos e verdades por trás da parceira que comanda Manchester City, Bahia e mais 10 times

Bolívar recebe consultoria do City Football Group @Bolivar_Oficial | Getty Images

Com 9 pontos e à frente do poderoso Flamengo, o Bolívar carimba vaga para o mata-mata da CONMEBOL Libertadores caso vença o Millonarios, nesta quarta-feira (8), às 23h (de Brasília), fora de casa, com transmissão pela ESPN no Star+. Em crescente na América do Sul, disputando de maneira recorrente torneios sul-americanos, o clube boliviano possui uma parceria com o Grupo City.

Porém, pouco se sabe de fato qual é a ligação do Bolívar com a empresa que supervisiona e administra uma rede de clubes e diversas áreas dentro do futebol, sob tutela do Manchester City e tendo como matriz o Abu Dhabi United Group. E a ESPN explica.

Em entrevista ao ESPN.com.br, Francisco da Costa, atacante brasileiro do clube boliviano e que marcou na vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo em La Paz, detalhou a parceria que a diretoria de Los Celestes tem com o conglomerado.

“Por partes. Primeiro, as pessoas se equivocam bastante de que realmente acham que o Bolívar pertence ao Grupo City. Nosso presidente Marcelo Claure trabalha com o Grupo City, e o Grupo City acaba fazendo uma consultoria com o Bolívar. Essa é a realidade", começou por dizer.

Desde janeiro de 2021, City Football Group e Bolívar possuem uma relação de parceria. Ou seja, o clube boliviano não foi comprado pela empresa, diferentemente do Bahia, por exemplo.

Ao todo, são 12 clubes em que o CGF é dono. São eles: Manchester City, New York City, Melbourne City, Yokohama Marinos, Montevideo City Torque, Girona, Shezen Peng City, Mumbai City, Lommel, Troyes, Palermo e Bahia.

A parceria entre Bolívar e City consiste em uma espécie de consultoria, conforme explicou Francisco da Costa. O clube boliviano pode solicitar conselhos sobre metodologias dentro do futebol, que vão de treinamentos a olheiros, além de estratégia de desenvolvimento de jovens.

O Bolívar também, no cenário de clube consultado, tem acesso à estrutura de organização, plataforma de dados do futebol e estratégias utilizadas pelas demais equipes do Grupo City.

Nesse caminho, o clube tem cada vez mais investido na estrutura, desenvolvendo um CT de primeira linha e na construção de um novo estádio.

"Em 2022, o CT estava sendo construído. Agora já está pronto, tem um estádio por vir aí em 2025, 2026, uma arena nova do Bolívar. O Marcelo Claure está apontando muito alto. O clube vem crescendo como instituição, mas também cresce esportivamente. O Bolívar é um clube que acredito que tem os melhores jogadores da Bolívia e tem os estrangeiros que chegam para aportar com mais qualidade, com mais experiência", completou Francisco da Costa.

Porém, mesmo com toda estrutura sendo desenvolvida a partir da parceria com o City Football Group, Fracisco da Costa destacou a dificuldade do Bolívar em se equiparar com os principais clubes do cenário brasileiro. Apesar disso vê a Libertadores como ponta de esperança para a equipe chegar longe.

"E assim é difícil comparar, porque a Liga do Brasil é a melhor de toda a América e eu acho que é o campeonato mais difícil do mundo. Você não vai encontrar nem na Premier League um campeonato onde começa e 12 equipes são grandes, 12 equipes podem brigar pelo título para se dizer. Então é difícil a gente colocar o Bolívar dentro dessa briga. Eu acho que pelo contexto e não sei se o Bolívar poderia competir um ano em um calendário tão forte como é o calendário brasileiro. Mas no mata-mata, com a Libertadores, a gente pode ser muito forte. Então, claro, eu acho que com todo esse trabalho, com toda essa infraestrutura, a gente está conseguindo dar a visão que a América do Sul tem com o Bolívar.“

Próximos jogos do Bolívar