<
>

Botafogo pede à CBF que Raphael Claus não apite clássico contra o Flamengo pelo Brasileirão; veja ofício

Raphael Claus, árbitro da partida entre Botafogo x Flamengo pelo Campeonato Brasileiro EDU ANDRADE/Fatopress/Gazeta Press

O Botafogo pediu à CBF que o árbitro Raphael Claus não apite o clássico contra o Flamengo, no próximo domingo, às 11h, no Maracanã, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal O Globo e confirmada pela ESPN.

Através de um oficio enviado à entidade, o Alvinegro solicita que Claus e árbitra de vídeo Daiane Muniz fiquem de fora das partidas do clube até que sejam concluídas as investigações da CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas.

O documento pontua ainda que o anúncio de que Claus seria o responsável por apitar o clássico foi feito durante o depoimento de Textor, na última segunda-feira (22). Na ocasião, o dono da SAF alvinegra citou supostos erros cometidos por Claus e Daiane no clássico do Brasileirão de 2023, vencido pelo Flamengo por 2 a 1.

Para o empresário, os dois gols do Rubro-Negro foram irregulares. O primeiro por um suposto impedimento e o segundo por falta na origem do lance.

''Durante o seu testemunho, o Sr. Textor mencionou diversos equívocos cometidos pelo árbitro Raphael Claus e pela árbitra de vídeo Daiane Muniz, os quais prejudicaram não apenas a SAF BOTAFOGO como outros clubes disputantes da Série A do Campeonato Brasileiro e que, infelizmente, colocam em xeque a lisura ou, ao menos, a capacidade técnica dos referidos profissionais para exercerem funções de tamanha importância'', diz trecho do ofício.

''Tendo em vista o caráter público das críticas feitas e dos indícios relatados à CPI com base no relatório da GoodGame, entende-se, respeitosamente, que, sob uma perspectiva estritamente objetiva, o árbitro em questão não goza da necessária independência e imparcialidade – nem da confiança do público e demais atores envolvidos, incluindo o próprio CR Flamengo – para arbitrar partidas da SAF BOTAFOGO, pelo menos não enquanto as investigações da CPI não forem concluídas'', afirma o clube no documento.

Próximos jogos do Botafogo: