<
>

Perto de ser anunciado pelo Fluminense, Thiago Silva contou em especial da ESPN o segredo da longevidade

O mundo do futebol – e do esporte em geral – não costuma ser muito amigável com os mais velhos. Mas como explicar o caso de um zagueiro que continua em altíssimo nível prestes a completar 40 anos? Esse é o caso de Thiago Silva, titular do Chelsea na Premier League e muito perto de ser anunciado como reforço do Fluminense.

Thiago é um dos personagens da série "Encontros", produzida em conjunto pela ESPN e pela Premier League e que vai ao ar no dia 18 de maio no Star+. Em conversa com a lenda Gilberto Silva, o próprio zagueiro explica o seu segredo para tamanha longevidade.

Ou melhor: nada tão secreto assim!

“Segredo não tem! Para quem quer ampliar realmente a visão, não tem segredo. Se você não trabalha, dificilmente as coisas vão acontecer para você. Não adianta ter sonhos e objetivos e ficar na cadeira parado. Se você não tiver a iniciativa, a ação, as coisas dificilmente vão acontecer para você”, diz Thiago Silva.

“Parece que não, mas o tempo passa. Fisicamente eu sinto, faz parte. Eu tenho uma fisioterapia praticamente completa em casa. Muitas vezes os jovens acham que você está jogando dinheiro no lixo de ter que comprar alguma cosia de recuperação. Mas é o contrário! E um investimento na sua carreira. E todo investimento que eu fiz alongou a minha carreira”, complementa.

“À parte da minha fisioterapeuta e de ter meu fisioterapeuta particular, eu mudei muito a minha parte de alimentação. Eu comia mal, me alimentava pessimamente. Depois que tive um entendimento que a alimentação e meu combustível, e a mesma coisa de colocar uma gasolina adulterado no carro. Em algum momento o carro vai dar ruim. Se a gente estiver ingerindo alimentos que não são bons para o corpo, em algum momento vai dar ruim. Vai se machucar, ter uma seria de lesões. A partir do momento que entendi que a alimentação era boa para mim, mudei completamente”, finaliza.

Mas a mudança também acontece dentro de campo. Com a experiência, Thiago já conhece os ‘atalhos’ do campo. E isso até já o fez entrar em atrito com o treinador Unai Emery, no PSG.

“Se você pega meus dados de quilometragem de um jogo ou até de um treino, eu corro menos que o zagueiro que está jogando comigo. Mas é óbvio! Primeiro que eu não tenho o mesmo vigor físico deles e segundo que eu consigo antever a jogada antes dela acontecer. Se toda hora você corta um caminho, no final os meus quilômetros são menores. Mas se você ver a intensidade do meu jogo para o deles, e igual. Porque a intensidade eu tenho. A quilometragem pode ser diferente por esses cortes de caminho”, diz Thiago.

“Eu tive uma discussão com o Unai (Emery) no Paris porque ele disse que eu não corria 9, 10 quilômetros em um jogo. Eu falei para ele que não precisava. Se eu corro 8 e faço bem meu trabalho, ele tinha que estar satisfeito comigo. Não pode ser o contrário! Isso quer dizer que consigo antever as jogadas. É um cara que tenho muito carinho e respeito, é um grande treinador, mas eu fui contra essa situação”, revela em seguida.

Aos 39 anos de idade, Thiago Silva é peça bem importante no Chelsea. Desde que chegou, em 2020, ele foi titular em nada menos que 90,7% das partidas. Na atual temporada, ele começou nada menos que 30 dos 34 jogos da equipe. E tudo isso na Premier League, uma das competições mais intensas do mundo.

São com esses números que ele deve chegar ao Fluminense no meio do ano. Thiago termina seu contrato com o Chelsea no final da atual temporada e, segundo confirmado pela ESPN, já acertou sua ida para o time tricolor.

“Eu geralmente não gosto de falar de mim, mas é interessante falar porque as pessoas acham que não têm mais condições quando atingem uma determinada idade. Lógico que têm! Se você quiser, tudo é possível. Você tem todas as condições de fazer o que bem entende”, diz Thiago.

A série Encontros

A série "Encontros Premier League" traz Gilberto Silva, campeão do mundo com a seleção brasileira de 2002 e ex-jogador do Arsenal trocando experiências com alguns dos maiores os maiores nomes da atualidade da liga de futebol mais disputada do planeta.

Ele recebe Thiago Silva, Willian, Casemiro e Alisson para conversar suas trajetórias, desafios e conquistas no maior palco do futebol mundial.

A série destaca o talento brasileiro fazendo parte da história no país que criou o futebol.

"Encontros Premier League" Estreia em 18 de maio com todos os episódios no Star+.