<
>

Análise: Riders Republic é o caos a favor dos esportes radicais

Neve, floresta e deserto se tornam seu parque de diversão pessoal em Riders Republic


Os esportes radicais são modalidades que estão intimamente ligadas com a emoção e o espetáculo. Para quem assiste, trata-se de um show de técnica e arrojo por parte dos esportistas. Para quem pratica, a emoção de desafiar os limites é sem igual. Uma vez que uma descida de bicicleta morro abaixo ou usar roubas especiais para “voar” são perigosas para muitos, nada melhor do que simular de uma forma bastante segura.

Riders Republic, da Ubisoft, é um game que coloca o jogador na pele de um competidor de esportes radicais. Para quem nunca teve a coragem de começar a carreira em uma modalidade do X Games, trata-se de uma forma interessante de emular sua emoção. Emoção e muito caos, já que cada prova te desafia a encarar outros competidores e, quase sempre, um terreno dos mais perigosos.

Riders Republic é um exagero que trabalha a favor da diversão. Essencialmente Arcade, até pega emprestado diversos elementos com uma pretensão de simulação para se aproximar das modalidades reais. Física, manobras e acessórios se tornam virtual para termos a melhor sensação possível, mas o que o game realmente tem como finalidade é o exagero, sem as amarras do perigo ou das limitações reais. Resumindo: pratique qualquer esporte radical, nos terrenos com um nível de desafio no máximo, sem o medo de acabar morto.

ÁREA DE LAZER

Uma vez que você está no mundo aberto “à la Grand The Auto” de Riders Republic, tem a disposição um mapa com desafios, torneios e competições marcados no mapa. É possível viajar instantaneamente pelos pontos de interesse, mas o legal mesmo é seguir até o destino em seu veículo favorito. Dá para aquecer até o desafio em si começar.

A mudança de modalidade é instantânea quando as modalidades estão liberadas (Ideal para quem enfiar as rodas de sua bicicleta em um local cheio de neve e ficar atolado): bicicleta, traje planador (Wingsuit), snowboard e esquis, com variações de desafios por tempo (corrida) ou manobras (acúmulo de pontuação).

Efeito colateral de todo mundo aberto, o mapa é uma das maiores atrações do game. Composto por várias paisagens, biomas e terrenos. Tem para todos os gostos: montanha, neve, terra batida, gramados, florestas fechadas, ruas e tudo mais que possa se tornar uma trilha de competição. Há locais reais presentes, pontos turísticos, mirantes e pontos que possibilitam acrobacias únicas, além da flora e fauna do local. Dá para parar em pensar em linhas de chegadas e pontos e aproveitar a paisagem numa boa.

HORA DA COMPETIÇÃO

Cada esporte de Riders Republic é tem suas peculiaridades e curva de aprendizagem. Se o Wingsuit é mais simples de dominar, as manobras de Snowboard requerem não só criatividade, mas a coragem de se arriscar para acumular mais pontos.

O game possui o “rewind”, famigerada ferramenta que critico em jogos de corrida usada para se voltar se no tempo quando erramos até um ponto para repetirmos nossa ação. Se considero algo ruim em corridas, já que quebra a tocada de simulação, aqui já se encaixa mais, já que o tom Arcade do game condiz mais com algo sobrenatural que é voltar no tempo.

A identidade visual nos esportes radicais é algo importante, já que são uma forma de se expressar, e há vários itens de personalização. Só que os itens do game vão muito além do tom cosmético. Uma vez que você sobe de nível, libera desafios maiores e mais complicados. Além de um maior domínio dos controles e manobras, temos que usar os equipamentos do game para nos aperfeiçoarmos. Os itens possuem atributos que ajudam a melhor seu desempenho no jogo, algo primordial não só para encara desafios maiores.

Já que a Inteligência Artificial serve apenas como escada para você aprimorar seu jogo, os modos Multiplayer agrupam a verdadeira diversão. Seja cada um por si ou por equipes, o caos é estabelecido de forma positiva com 64 competidores disputando o mesmo espaço em determinadas competições. O caos, tão voltado para a diversão, abre espaço também para problemas técnicos na forma de bugs ou quedas do servidor, mas nada que possa ser deixado de lado no final das contas.

Riders Republic possui versões para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One X, Xbox Series X|S e PC.